Xô, celulite!

Oi, gente! Como vocês estão?

 

Hoje o post é espeical pra mulherada! Há alguns meses escrevi uma matéria para a revista Mulher Cheirosa sobre celulite e agora, com esse verão aí pra gente, quis vir contar pra vocês o que eu disse por lá, então vou reproduzir meu texto aqui. Espero que gostem!

tratamento-celulite

foto: barrigalisa.pt

 

 

Sabia que mulheres têm duas vezes mais células de gordura do que os homens? Devido ao hormônio estrogênio, estudos relatam que aproximadamente 90% das mulheres “sofrem” com as celulites e, à medida que envelhecemos, elas ficam ainda mais aparentes pela diminuição da elasticidade da pele.

Engana-se quem pensa que essa vilã da vaidade feminina (sim, porque pelo que dizem, homens mal notam isso!) é resultado apenas de excesso de peso.

A celulite é um processo inflamatório multifatorial e pode ter como causas sexo, idade, desequilíbrio hormonal e até mesmo a hereditariedade, mas o estilo de vida também tem grande influência. Hábitos como má alimentação, sedentarismo e fumo são alguns grandes fatores a favor da formação dos furinhos na pele.

Bom… e como acontece? O excesso de gordura e o mau funcionamento do sistema linfático geram crescimento das células gordurosas do nosso corpo e retenção de líquido, impedindo também a passagem de oxigênio e nutrientes. O resultado é uma inflamação, que chamados de celulite. Existem estágios progressivos que vão de 1 (mais leve) a  4 (mais grave) e cuidar desde o início é essencial se quiser reduzi-las.

A prevenção e tratamento dessas inimigas também é multidisciplinar. Alimentação + exercícios físicos regulares + tratamentos estéticos são a combinação inseparável nessa empreitada.

 

Em relação à alimentação, olha só algumas dicas para incorporar e prevenir celulites:

1) beba de 2 a 3 litros de água por dia, pois a hidratação é essencial ao funcionamento do organismo. Saúde vem de dentro para fora e reflete na pele!

2)  controle o consumo de sal, pois o excesso pode causar retenção de líquidos, que propicia o aparecimento da celulite;

3)  invista em alimentos antiinflamatórios, como omêga-3 (sardinha, atum, salmão), gengibre, alho, chia, cebola, azeite extra-virgem, cúrcuma…

4)  consuma alimentos ricos em antioxidantes: frutas vermelhas, frutas cítricas, linhaça, legumes amarelos e laranjas, castanha, cacau,

5)  sempre que puder, prefira alimentos integrais, pois são fontes de vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo do açúcar, muito importante sempre, e ainda auxiliam no funcionamento do intestino, essencial pra uma pele bonita e saudável;

6)  inclua na dieta alimentos fontes de vitamina C, pois ela participa da síntese de colágeno, que melhora a textura da pele e, consequentemente, a aparência da celulite. Algumas opções são laranja, limão, acerola, couve-manteiga e espinafre.

 

Cuide-se! E torne a alimentação uma aliada na hora de cuidar da saúde e beleza!

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Category : Alimentação, Beleza
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