Seu filho tem cáries?

Você leva seu filho regularmente ao dentista? Observa se ele escova os dentes todos os dias? Fica de olho na alimentação?

 

Hoje o Dr. Pedro Benatti, que é dentista, vai falar um pouco pra gente sobre a relação da ausência de vitamina D e as cáries em criança, um assunto pras mamães ficarem alerta!

pedro benatti

 

Olha só!

 

“Visitas periódicas ao dentista, escovar os dentes e usar fio dental regularmente pode proteger os dentes de cáries e doenças da gengiva. E parece que, agora, a vitamina D pode ser adicionada à lista de cuidados dentários.

 

A dieta tem um profundo efeito sobre a estrutura do dente, e dentes bem formados são inerentemente resistentes à deterioração. A vitamina D tem assumido grande importância à luz das tendências atuais de saúde bucal. Os níveis de vitamina D em muitas populações estão diminuindo enquanto o nível de cárie dentária em crianças pequenas esta aumentando.

 

Crianças que são deficientes em vitamina D podem ter a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes tardiamente. Além disso, os dentes permanentes podem ter o esmalte e a dentina enfraquecidos, sendo assim mais propensa a cárie dentária.  Isto porque a vitamina D promove uma melhor mineralização não só dos ossos grandes do corpo, mas também dos dentes. A vitamina D afeta beneficamente o metabolismo do cálcio e a vitamina D, que é produzida pelo organismo em resposta a exposição à luz solar, induzindo a catelicidina, um peptídeo (fragmento de proteína) antimicrobiano, que ataca as bactérias orais associadas à cárie dentária.

 

Os dentes são feitos de quatro camadas. O esmalte é a camada exterior mais mineralizada e dura do dente. A dentina é outra camada mineralizada protetora que está abaixo do esmalte. Abaixo da dentina é a polpa, que contém os nervos e os vasos sanguíneos. As raízes são revestidas com cemento, outro tecido mineralizado. Quando ocorre uma deficiência na formação do esmalte, o dente esta mais susceptível a formação de caries. Isto associado a uma dieta rica em açúcar pode ocorrer caries generalizadas.

 

Com menos tempo passado ao ar livre e ao uso constante de protetor solar por muitos, os níveis de vitamina D estão diminuindo em crianças. Enquanto isso, o número de cáries em subiu. Existe uma conexão? De fato, estudos de crianças em muitos países associam a ingestão de vitamina D a uma redução enorme de 50% em cáries.”

dente

Então já viu, né? Leve seu filho com frequência ao dentista e procure um nutricionista pra acompanhar a alimentação e possíveis carências nutricionais do seu pequeno. A saúde dele agradece!

Facebook Comments
Category : Saúde
Tags :