Saúde da mulher: prevenção

Encerrando a nossa semana da mulher aqui no blog, temos uma convidada mais que especial! A Dra. Ticiana Benevides é minha amiga de infância e se tornou uma grande médica que pretende seguir a área de ginecologia e obstetrícia. Ela comanda um Instagra muito legal, o @saudefeminina, que trata de assuntos inerentes ao nosso universo e dá muitas dicas e informações bacanas.

Convidei a Tici para escrever e ela logo escolheu o assunto: prevenção. Afinal, essa é sempre a melhor opção, não é? A seguir, olha o que ela falou para a gente.

imagem: palma8sm.com

imagem: palma8sm.com

“Março é o mês da mulher e vale a pena dar um alerta maior sobre nossa saúde no nosso mês, mas lembrem-se da importância de cuidar da nossa vida o ano inteiro!

Um assunto que ouvimos sempre falar é sobre o exame preventivo, mas para que ele serve realmente? Avaliar corrimento? Diagnosticar se tem fungo ou bactéria? Não!! O exame preventivo ou Papanicolaou é um exame de rastreio na prevenção do câncer de colo do útero, apesar de, por meio dele, podermos identificar diversas alterações e infecções.

O preventivo é um exame super simples, não dói e nem machuca. Nele utiliza-se uma espátula e uma escovinha onde uma irá colher material da camada de fora do colo uterino (ectocervice) e a outra irá coletar material da camada um pouco mais interna (endocervice), respectivamente. O exame é isso!!

A partir do material colhido e colocado numa lâmina para análise do mesmo é que outro médico poderá avaliar as celular que ali se encontram, procurando atipias, uma possível mutação, células cancerígenas ou infecção por HPV.

Esse exame deve ser realizado 1 vez por ano e dependendo do resultado é que novas condutas ou até novos exames serão realizados.
Não é necessário se depilar, fazer ducha vaginal nem qualquer tipo de preparação pra esse exame, apenas atentar em não ter relação sexual 48 a 72h antes do exame para não alterar o resultado!
Grávidas podem e devem realizar o exame preventivo caso não esteja em dia, pois em algumas situações a mulher pode procurar o médico apenas na gravidez e devemos aproveitar para avaliar seu colo do útero também. Na gestação o ideal é fazer o preventivo apenas no início, mas ele não irá interferir em nada no bebê.
Procure seu ginecologista e deixe em dia a sua prevenção!”
Facebook Comments
Category : Saúde
Tags :