Qual é o melhor queijo?

Oi, gente!

 

Hoje o assunto é daqueles super gostosos! Rs! Quem aí não gosta de um queijinho para incrementar as receitas ou até mesmo no trivial do dia a dia? Queijo é um alimento muito presente na dieta brasileira e, quando em excesso, ele pode ser sim responsável por problemas de saúde também, como tudo na vida.

Existem vários tipos de queijos, para todas as preferências e particularidades, inclusive para os intolerantes à lactose. Mas e aí, qual é o melhor queijo para quem quer aproveitar e ainda fazer uma escolha mais saudável? É disso que vamos falar!

fonte: site.regina.com.br

fonte: site.regina.com.br

Muitos queijos são extremamente gordurosos e não são indicados para consumir no dia a dia para qualquer pessoa, pois o consumo frequente pode influenciar problemas como hipertensão, colesterol alto, obesidade/sobrepeso, diabetes e etc, além também de potencialmente agravar o que já existe.

O Inmetro realizou uma análise em diferentes tipos de queijos de diversas marcas para coletar informações acerca da quantidade de gordura e colesterol que existe em cada um. Com essa pesquisa, é possível escolher os queijos mais “magrinhos”, o que traz muitos benefícios na hora de montar a rotina alimentar.

Olha só abaixo o gráfico explicativo que eles criaram, que mostra a quantidade de gordura a cada 100g de queijo, que seriam aproximadamente 2 fatias grandes: 

Fonte: Inmetro

Fonte: Inmetro

 

Com o gráfico, a gente pode ver que os entre os queijos analisados, os MENOS gordurosos são o minas frescal e o cottage, e o MAIS gordurosos são o minas padrão e o parmesão. Ou seja, para a rotina, escolha sempre os menos gordurosos e deixe os com maior teor de gordura para ocasiões especiais!

Com os queijos mais saudáveis dá para fazer várias receitinhas, é só usar a criatividade! Uma das dicas que sempre dou é temperar a ricota ou o cottage com especiarias, pois fica muito gostoso, ou fazer um creme usando cebolinha e coentro e suco de limão. 

Além disso, é importante ter acompanhamento nutricional, pois um nutricionista poderá te dizer as quantidades adequadas para a sua individualidade e te sugerir opções e soluções para as suas dúvidas e preferências.

 

Espero que tenham gostado!

 

Beijos!

Facebook Comments
Category : Alimentação
Tags :