Patinho moído na moranga

Para aproveitar o feriado, aqui em casa a cozinha foi palco de novas tentativas gastronômicas. Pegamos o bom e velho “camarão na moranga” e transformamos na nossa versão com patinho moído, uma carne magra de ótima qualidade para consumo.

Como a casa tem nutri (eu!!!! :-D), utilizamos ingredientes que estão cada vez mais presentes nas dietas e rotinas alimentares por aí. Olha como ficou essa delícia!

 

photo1-5

 

 

Ingredientes:

– 1 jerimum médio

– 700g de patinho moído

– azeite de oliva extravirgem

– verduras a gosto: cheiro verde, cebola, tomate, pimentão, pimenta de cheiro, salsinha, etc.
– pimenta do reino

– alho

– 1 copo de requeijão light sem lactose (usamos esse, mas foi para experimentar. aqui ninguém tem intolerância e usamos o com lactose normalmente)

– 1 colhere de manteiga da terra (manteiga ghee)

– extrato de tomate

– 50g queijo mussarela light ralado grosso (ou outro de sua preferência)

– sal rosa do Himalaia

 

Modo de fazer:

Moranga: Corta a tampa do jerimum, tira as sementes, fazendo uma cavidade, deixa limpa. Passa o sal  no interior da moranga, unta com o azeite por dentro de por fora. Envolve no papel aluminio, põe em uma assadeira e leva ao forno por cerca de 15 minutos ou até espetar um garfo e verificar que está macio.

Carne: Refoga no azeite de oliva, o alho, cebola, pimentão, tomates, junta a carne já com sal e pimenta, refoga e vai mexendo, até que fique uniforme, junta o cheiro verde, pimenta de cheiro, extrato de tomate e os temperos que desejar. Desliga o fogo quando estiver no ponto.

 

Montagem:

Retira a moranga do forno, já macia, ou seja, pré-cozida. Espalha a manteiga da terra no fundo e laterais da moranga, recheia com meio copo de requeijão, também espalhando no fundo e nas laterais. Coloca a carne moída pronta, cobre com a outra metade do requeijão, coloca por cima o queijo de sua preferência, ralado grosso. Leva ao forno com o papel alumínio por mais uns 15 minutos, retira o papel alumínio,  deixa mais uns 10 minutos no forno ou até gratinar.

 

 

Gente, fica muuuuito bom! É uma ótima receita para receber os amigos ou fazer de vez em quando. Amei mesmo!!!

Facebook Comments
Category : Receitas
Tags :