Sem-título-1

Que tal uma Páscoa mais saudável?

Oi, gente! Quem já está por aí aguardando os ovos de Páscoa?

Numa época em que tudo remete a chocolates e banquetes, venho aqui dizer que é possível sim fazer boas escolhas sem sofrer e passar vontade! Vamos às dicas?

1) primeiro de tudo: aprenda a comer apenas até a saciedade! Sim, porque quando gostamos de algo, tendemos a comer “até o fim”, mesmo que isso signifique ultrapassar nosso limite. Aí vem aquela sensação de “empachamento”, má digestão e, muitas vezes, consequências como refluxo. Sem falar, que ao final de uns dias comendo assim, ainda tem os quilinhos extras, né? Então, esse é o primeiro passo: respeite seus limites!

2) ao escolher o chocolate, treine seu paladar e procure um que tenha alto teor cacau. As opções são muitas, mas para ter benefícios, o chocolate deve ter alto teor de cacau (o ideal é pelo menos 70%, mas tudo bem, podemos começar com menos, tipo uns 60%! Rs). Já existem muitas opções de chocolates bem bacanas e funcionais que podem ser consumidos com moderação e sem culpa (já coloquei vários no @queridavidasaudavel!). E o paladar se acostuma, viu? Compre uma opção mais saudável e divida com alguém! Nada de comer tudo sozinho!

3) nas confraternizações, não chegue com fome e tome um suquinho de limão antes de sair de casa. Chegar aos locais com fome pode ser uma grande armadilha, pois como disse antes, você acaba “comendo mais” apenas pela vontade, sem prestar atenção na saciedade. Além disso, diante de tantas opções, o prato acaba mais cheio do que o necessário, levando ao exagero. Então, antes de ir, faça pequenos lanches e, se puder, tome o suco de 1 limão espremido em água (sem adoçar!). O limão é digestivo, equilibra a acidez do organismo e ajuda na absorção do ferro. E mais uma coisa: ao se servir, inicie pela salada. Isso te dará, além de nutrientes, também mais saciedade de um jeito mais saudável.

4) antes de fazer seu prato, dê uma olhada em todas as opções! Se você já não está com tanta fome, ver o que tem na mesa antes de se servir vai te ajudar a escolher o que realmente quer, sem correr o risco de “se surpreender” com o que tem mais a frente e pensar que “só mais um pouquinho” não faz diferença (porque faz sim, viu?). Dá sim para experimentar o que realmente está com vontade, basta ter moderação! Sua digestão e saúde agradecem!

5) no mais, aproveite o momento com a família e amigos! Quando aprendemos a respeitar nosso corpo, percebemos que comer  é sim um ato de cuidado e prazer com a gente mesmo, mas não deve ser o principal a todo instante, muitas vezes gerando até desconforto. A Páscoa é momento de confraternizar e refletir, receber e distribuir amor, e isso sim deve ser o centro de tudo.

A seguir, temos 3 opções de doces com chocolate que, embora possam ter ingredientes inusitados para você, são nutritivos e deliciosos! Se fizerem, me contem, hein? Espero que gostem!

1) Bombom de coco e nuts: esse é o mais simples de todos e ótimo para presentear! Anota aí:

Ingredientes: 

  • 1 barra de chocolate 70% cacau
  • 1 xícara de coco seco ralado sem açúcar
  • nuts (castanhas in natura, amêndoas, nozes ou o que preferir!)

Modo de fazer: derreta a barra de chocolate em banho-maria e reserve. Em seguida, misture o coco ao chocolate. Em forminhas para bombons, coloque no fundo a nuts escolhida e preencha com o chocolate derretido. Leve ao freezer por aproximadamente 1h ou até endurecer e pronto!

2) Mousse de chocolate

Ingredientes: 

  • 1 abacate
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (ou a gosto)
  • 1/2 xícara de leite de coco caseiro
  • nuts picadas
  • stévia para adoçar (opcional)

Modo de fazer: leve ao liquidificador todos os ingredientes, exceto as nuts picadas, e bata até ficar homogêneo. Em seguida, incorpore as nuts picadas e sirva gelado.

3) Brownie 

Ingredientes: 

  • 2 xícaras de batata doce ou grão-de-bico cozidos e amassados
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de cacau
  • 1/2 xícara de sopa leite de coco caseiro
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de coco ralado sem açúcar
  • 1 colher de chá de fermento
  • stévia a gosto para adoçar (opcional)

Modo de fazer: coloque todos os ingredientes em um bowl e misture, exceto o fermento. Em seguida, incorpore o fermento delicadamente e coloque a massa em uma assadeira untada com óleo de coco ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido aproximadamente 40 minutos ou até assar. Depois, corte em porções e sirva.

Beijos e boa Páscoa!

 

Boa Páscoa, gente! No próximo post tem receitinhas para quem quiser colocar a mão na messa por opções deliciosas e saudáveis!

Beijos!

 

 

Facebook Comments
Category : Alimentação
Tags :