olho-seco-hiperemia-e1436984648970

Olhos vermelhos

A maioria das pessoas já se olhou no espelho e se deparou com seus olhos vermelhos, né? Principalmente mulheres depois de curtir uma balada. É ou não é? Rs! Pensando nessa situação tão corriqueira, a Dra. Monike Vieira, nossa top oftalmologista, veio falar um pouco sobre isso e ficou muito bacana! Realmente um alerta para diversas situações. Olha só!

imagem: Google

imagem: Google

“As vezes acordamos e ao olharmos no espelho damos de cara com os olhos vermelhos! O que pensar ?? O olho vermelho pode ser decorrente de vários aspectos. Desde uma intoxicação por alguma maquiagem , medicação , esmalte, alergia, corpo estranho no olho, pterígio irritado, conjuntivite, blefarite, úlcera (ferida ) na córnea e outras doenças.

Pessoas que usam muita maquiagem principalmente lápis, rímel e sombra e por algum motivo não retira completamente estão suceptíveis a esse quadro, pois os resquícios de maquiagem aderem às glândulas que ficam próximas aos cílios,  inflamando e infeccionando, podendo causar hordéolos (mais conhecido popularmente com TERÇOL), blefarite (as pálpebras ficam cheias de crostas e irritadas), meibomite (inflamação nas glândulas de meibomius). Tudo isso é curável e pode ser evitável quando se faz uma boa higiene ocular.

A região ocular, por ser uma área ricamente vascularizada, é muito sensível e qualquer substância pode desencadear alergias ou até intoxicações. Às vezes você acha que não possui alergia a determinado produto ou medicação e sente muita “coceira no olho “. Isto pode ser um processo alérgico que esteja se iniciando.

Outro fator que desencadeia o olho vermelho é a síndrome do Olho Seco. Pessoas que vivem em ar condicionado, com a diminuição da umidade pode ser mais propício. Mulheres de meia idade e que estão no climatério ou na menor pausa podem apresentar também . Além disso, o uso de medicações como alguns tipos de antidepressivos, antibióticos e Roacutan também podem causar.

 As conjuntivites, as vilãs dos olhos vermelhos , podem ser por diversas causas, desde viral, alérgica, bacteriana, alergomicrobiana ou tóxica. Sem falar que alguns destes tipos de conjuntivites são infectocontagiosas.

Pessoas que usam lentes de contato é muito importante terem o cuidado diário com os com os olhos e com a lente, como falamos no último post, pois o olho vermelho em usuários de lente de contato pode, muitas vezes, significar uma úlcera (ferida) na córnea.

Temos que ter um pensamento de sempre em preservar nossa saúde, principalmente a do nossos olhos, pois algumas vezes menosprezamos nossas queixas e quando vamos prestar atenção pode já está em um estágio grave.”

Sabe-se que o olho vermelho tem causas diversas e algumas eu citei aqui . Qualquer dúvida procure seu médico!

 

Dra. Monike Vieira

CREMEC 10192 RQE 6685

Oftalmologista

Mestre em Córnea pela USP – Ribeirão Preto

Especialista em Córnea pela USP Ribeirão Preto

Especialista em Catarata pelo HOB – Brasilia

Facebook Comments
Category : Saúde
Tags :