Mitos sobre a amamentação – @daniele_assessoriagestante

shutterstock_103650317-720x320

Oi, gente!

Hoje, 15/03, faltam exatamente 3 dias para os meus pacotinhos chegarem! Depois de muito repouso, cuidados e dedicação, aguentamos até a reta final e meus nenéns estão chegando! Espero que eu possa continuar dando notícias, mas vai ser uma loucura gemelar deliciosa a partir dessa semana, rs!

Bom, já falei mil vezes sobre o quanto eu acho importante a amamentação e não vou desistir fácil. Vocês me viram pesquisando alimentos que dão leite, colocando os seios na lâmpada e sol para calejar, lendo, pesquisando e assistindo muitos vídeos no youtube sobre o tema. Sei que amamentar, para muitas, é algo natural, mas minha mãe teve dificuldade e sempre me disse que é um aprendizado, que devemos estar preparadas para não nos frustrarmos.

Aqui em Fortaleza há boas consultoras no tema, mas como curiosa sobre o assunto, eu sigo no Instagram a Aline Daniele Jafet, que faz o maior sucesso no perfil @daniele_assessoriagestante. Ela é consultora em aleitamento materno, doula pós-parto e tem um blog que eu leio tudo, só temas interessantes. Perguntei para a Dani se uma conversa à distância adiantaria alguma coisa e a minha felicidade foi enorme quando ela disse que SIM!

Marcamos de conversar por Skype e foi muito bacana! Aprendi demais durante a nossa hora de conversa e ela sabe sobre muitos temas, mas o meu principal foi amamentação. Conversamos sobre a preparação das mamas, sobre como reconhecer o choro de fome, sobre as posições para amamentar, como lidar com a amamentação de gêmeos e fazer “a partilha” dos pães, rs. Falamos sobre a higienização das mamas, o ritual mais adequado a ser seguido pelo bebê,  sobre um acessoriozinho que eu tenho a pulga atrás da orelha que é o bico de silicone, enfim, muita coisa!

Daí eu falei para a Dani sobre o blog e pedi a ela para colaborar com a gente e, que máximo, ela topou na hora! Escreveu sobre 5 mitos e verdades da amamentação, que é um tema que está tão na moda hoje em dia mas que, infelizmente, é visto e avaliado com julgamentos ao invés de informação. Eu adorei e espero que gostem também. Sinto que vou aperrear a Dani no whatsapp muitas vezes ainda e ela é super disponível, sempre me responde!

MITOS E VERDADES SOBRE A AMAMENTAÇÃO – POR ALINE DANIELE JAFET

– O acúmulo de leite pode causar mastite?

VERDADE. A mastite é a inflamação das glândulas mamárias. A maneira de evitar essa inflamação é não permitir o acúmulo do leite oferecendo o seio sempre que o bebê sentir necessidade e ordenhar o excesso em caso de desconforto. Lembre-se: Ordenhar até se sentir bem e não estimular a mama sem necessidade, a retirada em excesso pode aumentar a produção e dificultar o controle do empedramento.

– Devo passar álcool ou lavar para limpar o bico antes do bebê iniciar a mamada?

MITO. Não passe nenhum produto no bico, pois o próprio leite materno já é suficiente para hidratar a região. Quanto menos o peito for manipulado, melhor!

– Devo amamentar de hora em hora para o leite não empedrar?

MITO. Estabeleça com seu filho o intervalo de mamadas que ele desejar, ou seja, livre demanda. A mama irá controlar a produção de leite pelo estímulo do bebê.  Quanto mais a mama for estimulada, mais leite terá!

– Posso tratar as rachaduras dos mamilos com manteiga ou casca de banana?

MITO, evite o uso qualquer produto que não seja indicado por especialistas. O uso indiscriminado pode trazer risco de infecção e até piorar a situação. Aplique lanolina 100% natural ou o próprio leite materno, que é altamente cicatrizante. Vale lembrar que sempre será necessário corrigir a causa do aparecimento do machucado ou fissuras.

Peito rachado e sangrando deve ser indicativo para interromper a amamentação?

A indicação da interrupção deve ser avaliada em conjunto com especialista, uma vez que, pode trazer outro problema como empedramento da mama ou queda na produção de leite. Corrigir a causa do aparecimento do machucado é sempre indicado.

Eu, Alyne, vou acrescentar dois mitos que fiquei sabendo durante a consultoria e que eu estava fazendo durante a gravidez inteira mas que são mitos, rs:

– Alimentação saudável é fundamental na gravidez, com integrais, cereais, oleaginosas,  mas de nada adianta eu me encher de mingau de aveia, canjica e rapadura sem o estímulo do bebê nas mamas.

– Bucha, toalha, cremes, esfoliantes, até mesmo minha querida lâmpada, são mitos também na preparação dos seios. Como eu sou medrosa de ferir os seios, a única coisa que fiz foi sol e lâmpada. Mesmo que não adiante nada, ja tô acostumada e já peguei um solzinho nelas hoje, kkk, mas a própria Dani Chevalier Carneiro, que vocês conhecem, teve assessoria com a Daniele Jafet, não fez nada disso e está aí com dois gordinhos lindos, amamentando firme e forte!

Bom, é isso! Adorei a conversa com a Dani Jafet, fiquei feliz de saber que ela faz esse atendimento online também, aprendi demais, fico dizendo a ela que queria ter gravado a aula e ficar reassistindo mil vezes, mas anotei o que achei principal. Adorei a disponibilidade dela no whatsapp de tirar minhas dúvidas mesmo depois da consultoria e desejo todo o sucesso Brasil afora, pois o que ela faz é levar informação e consciência sobre um tema tão importante quanto amamentação!

Por aqui está tudo bem, há umas duas semanas notei um tiquinho de leite (colostro) saindo dos meus seios e, agora, basta eu dar uma leve estimulada nas mamas que o colostro já sai. Só que isso não é determinante em nada no sucesso da amamentação ou não, tem gente que morre de sair leite antes e na hora do “vamos ver” não tem sucesso. E não fico conferindo o tempo todo se tem colostro porque tenho medo de estimular o trabalho de parto, kkk, outra pergunta que vou já fazer para Dona Daniele no whatsapp!

Olha só que imagem bacana sobre algumas posições para amamentar gêmeos:

amamentacao_gemeos_varias

No mais, espero que vocês tenham gostado e levem o post de hoje como informação e aprendizado, devemos nos unir por uma maternidade sem julgamentos e pressões, pois a nossa cobrança em cima de nós mesmas enquanto mães já é grande.

Contatos da Dani:

Instagram: @daniele_assessoriagestante

Site: www.danieleassesgestante.com.br

Whatsapp: (11) 99136-4582

Mil beijos,

 

 

 

Facebook Comments
Category : Alyne Mamãe
Tags :