mae-e-filho

Medos Infantis

Hoje nosso papo é sobre os pequenos! 

 

Você tem filhos? Se tem, sabe quais são seus medos e angústias? 

foto: psicoterapiacomportamentalinfantil.blogspot.com

foto: psicoterapiacomportamentalinfantil.blogspot.com

A pedagoga Melissa Mangueira (@educadicas), diretora do colégio Dom Quintino em Fortaleza, hoje veio falar com a mamães e explicar um pouco sobre como lidar com esses momentos infantis. Vale a pena ler!

 

“A imaginação é a origem de muitos dos medos infantis. Você pode agir de diversas maneiras, mas sempre ajudando a criança a enfrentar seus medos, se o medo é de sombras, use uma lanterna e ajude-a a achar objetos e formas engraçadas. Deixar uma luzinha ou um bichinho de guarda perto da cama também pode ajudar.

 

 Ser claro e falar a verdade é sempre o melhor caminho na hora de educar e propor limites. Fazer ameaças do tipo: “se você não me obedecer, vai ficar no escuro de castigo”, ou então “não vá nessa direção porque senão o bicho vai te pegar”, não vai ajudar em nada. É fundamental você passar segurança para as crianças.

 

Observe e converse muito com os seus filhos. Eles adoram falar, e ouvi-los é uma excelente oportunidade de conhecê-los melhor e saber o que sentem, como pensam, o que lhes causa felicidade, raiva, dor e insegurança, além de ser uma ótima ferramenta para identificar a causa de certos temores.

foto: saudebeleza.org

foto: saudebeleza.org

E o mais importante: seja sempre paciente, tolerante e amoroso com seu filho. Quando ele sabe que existe alguém em quem confiar, fica muito mais fácil superar esses medos tão comuns da infância.”

 

 

Facebook Comments
Category : Destaques, Outras
Tags :