Inspire-se com… Nayana Montenegro e Ricardo Gadelha!

Eles são jovens, sarados, casados e têm uma filha linda. Além disso, são profissionais super requisitados pelos praticantes de atividades físicas em Fortaleza. O casal Nayana e Ricardo Gadelha é formado em Educação física e atua como personal trainer.

 

Para tirar dúvidas, pedir dicas e conhecer mais sobre esta profissão que tem sido cada vez mais valorizada e reconhecida, o QVS conversou com os dois, o que resultou em uma entrevista muito bacana! Confiram:


1. O que é ser personal trainer?
Essa é uma profissão relativamente nova no País, já que surgiu no meio da década de 90. Personal Trainer é um treinador pessoal que ajuda seus alunos a atingir seus objetivos e, para isso, é necessário ter conhecimento técnico. Tem que conhecer bem os princípios da fisiologia do exercício, biomecânica e treinamento desportivo.  Gostaríamos de ressaltar que esse trabalho deve ser exercido exclusivamente por um profissional de Educação Física. Uma boa formação é essencial para que o profissional consiga acompanhar as mudanças nos estudos científicos, manter-se atualizado e desenvolver um bom treino. Ressaltamos também a importância de uma boa avaliação física e médica para elaboração de um programa individual e direcionado aos objetivos do aluno.
2. Quando se conheceram, já eram personais?Essa é a pergunta que mais ouvimos! (Rsrsrs). Ricardo cursava o último semestre da faculdade e eu ainda estava na “metade do caminho”.  Ele era estagiário de uma academia e também atuava como professor de karatê e natação. Eu estagiava em outra academia na sala de musculação e na piscina, dando aula de hidroginástica. A afinidade foi maior devido à paixão pela profissão e por crianças.

 

 

3. Como a profissão influencia na criação da sua filha?

Influencia muito na criação dela! Maria Eduarda faz atividade física 4 vezes por semana, jazz e vôlei. Nos fins de semana procuramos fazer atividades em que ela possa nos acompanhar, como  andar de bicicleta, patins (ela ama!) ou caminhar na trilha do Parque do Cocó. Duda tem uma ótima flexibilidade, como a maioria das crianças. Muitas vezes, quando está estudando, levanta para se alongar. Acho lindo! Fico “babando”! Diz que quer ter o corpo bonito como os nossos (esse é o ponto de vista dela), mas, quando crescer, não quer ser personal, pois trabalha muito (rsrsrs). Explicamos a ela que tem que ser bonito “de dentro para fora”. Ensinamos a priorizar a saúde, não a estética

 

 

4. Como é a alimentação em casa?

A alimentação em casa é bem regrada, procuramos ser o mais saudáveis possível. Frango com batata doce não falta nunca, por exemplo. Potes e mais potes de Whey Protein, Maltodextrina, Aminoácidos… Vez por outra, nos liberamos e fazemos isso com a Duda também, e somos super a favor disso! Um dia de “jaca” ou “lixo” não mata ninguém. Mas isso ocorre somente em uma refeição do dia e não e não é frequente. Recebemos nossos amigos em casa e tomamos vinho, jantamos uma comida “diferente”. No outro dia, procuro “me livrar” do que sobrou, distribuindo entre vizinhos, família, porteiros… Refrigerante só tem mesmo em aniversários ou recebendo visitas. Não guardo de volta em geladeira de jeito nenhum, vai logo embora! Xô refri, xô gordura!

Nota da entrevistadora: o Ricardo não tem dia do lixo, é super regrado e não gostou nadinha dessa história, rs!

foto 4

 

 

5. Atualmente a maior demanda em seu trabalho é de pessoas que desejam perder peso ou ganhar massa? Essa demanda varia pelo sexo? 

Sim, isso mesmo. Essa demanda varia pelo sexo. Em geral, o homens querem aumentar (hipertrofiar) e as mulheres buscam o emagrecimento.
Mas o objetivo principal em ambos é a diminuição de percentual de gordura.
E essa é a grande vantagem da musculação. O aluno consegue trocar gordura por massa magra (massa muscular), conquistando seu objetivo: Diminuição do percentual de gordura.
Ricardo e eu estamos sempre debatendo sobre esse assunto. Treinando juntos, demonstrando algum exercício, discutindo, discordando, concordando, somando, acrescentando… Juntos somos mais!

 

 

6. Qual a importância da prática de atividades físicas tanto para quem deseja perder peso ou ganhar massa muscular?

A atividade física é importante em todos os aspectos, pois além de melhorar a saúde, também ajuda a mantê-la.
São muitos os seus benefícios:
– Reduz o percentual de gordura;
-Melhora a força;
-Diminui (e/ou ajuda a controlar) o colesterol;
-Controla a diabete e a pressão arterial;
-Ajuda a regular o sono;
-Aumenta a auto estima.
Qualidade de vida é tudo para a saúde.
Lembre-se: procure um acompanhamento profissional. A orientação adequada fará com que você conquiste o corpo desejado sem lesões e outras surpresas desagradáveis.

 

7. Atualmente o uso de suplementos está na moda. O que vocês acham disso?

Achamos ótimo e necessário o uso de suplementos. Somos super a favor do uso para complementar a dieta diária e atingir as quantidades de nutrientes que os alunos/atletas precisam.
Desde que o aluno e/ou atleta seja acompanhado por um nutricionista, que vai verificar as deficiências e incluir os suplementos de acordo com as necessidades de cada um.

 

8. Quais as suas dicas para aquelas pessoas que sempre dizem, “eu não tenho tempo para ir à academia”?

 Nossa dica??? Contrate um personal trainer. São muitas as vantagens de se contratar um personal trainer, somos suspeitos para falar.. O compromisso que se tem ao marcar os horários com o personal é um fator que aumenta muito a freqüência do aluno na academia. Esse comprometimento com o outro, evita que as inúmeras desculpas que surgem durante o dia te impeçam de ir treinar. Esses são os comentários mais freqüentes dos nossos alunos:
“Estou cansado(a), só vim porque marquei com você.”
“Hoje o dia foi puxado, sozinho, sem personal, eu não iria treinar.”
“Hoje estou com preguiça. Não viria sozinho(a) pra academia de jeito nenhum.”
Enfim… Outra grande vantagem do personal é a possibilidade de um estímulo novo cada treino. Já está mais do que comprovada a maior eficiência da variação de estímulos. O acompanhamento também permite que o profissional conheça melhor os pontos fortes e fracos do aluno, direcionando os treinos de forma bem específica e atendendo às suas reais necessidades. Além de ser mais eficiente, o treino com personal é mais motivante e flexível a condição física do aluno no dia. A intensidade do treino com alguém do lado lhe incentivando, ajudando na concentração, no foco, é, sem dúvidas, muito maior. Faça um investimento em você e na sua saúde e tenha qualidade de vida e longevidade!
QVS, foi um prazer estar com vcs! Exercício + dieta = resultados
Exercício e dieta, um casamento sem divórcio (rsrs).
#nrpersonaltrainer #queridavidasaudável
Ricardo e Nayana Gadelha
@rictrainer
@nayanammontenegro

 

 
Adoramos a entrevista, e vocês? Obrigada Nayana e Ricardo, vocês são nota 1.000!
Facebook Comments
Category : Inspire-se!, Saúde
Tags :