Inspire-se com… Dra. Thycianne Bezerra!

O Inspire-se de hoje é com a Dra. Thycianne Bezerra, fisioterapeuta, proprietária e instrutora de Pilates no Bienestar Pilates, além de trabalhar com fisioterapia dermato-funcional na clínica Stetic Class, em Fortaleza.

 

A Dra. Thycianne é responsável pelo pilates da equipe QVS e, nessa entrevista, responde tudo o que você sempre quis saber sobre o Pilates. Vale à pena a leitura! 

 foto 2

1. O que é o método de Pilates?

É um método inventado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates, durante a Primeira Guerra Mundial. Joseph  desenvolveu o método para si mesmo, pois nasceu com raquitismo e problemas respiratórios  e desejava melhorar sua performance nas atividades esportivas da sua época.

 

2. Quais os princípios do método Pilates?

R: Joseph desenvolveu os princípios do método com o propósito de que o seu praticante possa usufruir cada benefício que os exercícios proporcionam, sempre objetivando alcançar um desenvolvimento uniforme do corpo, boa capacidade respiratória, boa flexibilidade muscular, melhora da circulação sanguínea e a unificação da mente, corpo e espírito. Existem sete princípios: Concentração e Consciência, Centro de Força ou Powerhouse, Movimento Fluido, Controle ou Contrologia, Respiração, Repetição , Equilibrio e Simetria. Durante o exercício de Pilates você deve seguir esses sete princípios básicos.

 

3. Qual a importância da Respiração no Pilates?

A respiração no Pilates é feita de modo que o praticante deve inspirar e expirar profundamente, e o momento de força é na expiração. Com a respiração do Pilates, consegue-se melhorar a estabilização da coluna, equilibrar as cadeias musculares, liberar dopamina,  que  relaciona-se com o bem-estar, melhorar a oxigenação, facilitar a ativação dos princípios do Pilates e a homeostase do corpo.

 

4. Quais os principais benefícios do Pilates para o corpo?

A técnica promove a melhora do alongamento e flexibilidade, a postura e o alinhamento corporal. Também fortalece a musculatura, melhora a coordenação motora e a respiração e facilita a concentração. É utilizado para o tratamento de diversas patologias, e combater o estresse, promovendo bem-estar e saúde.

 

5. Qual a frequência que você recomenda e em quanto tempo a pessoa já consegue ver os resultados?

Recomenda-se inicialmente de 2 a 3x por semana, dependendo do condicionamento da pessoa. Sobre os resultados é como o próprio Joseph Pilates diz : “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”

 

6. Qual a função da bola durante os exercícios?

A bola é um acessório recente muito utilizado para intensificar os exercícios feitos no solo,  tornando-o lúdico e ao mesmo tempo adaptando alguns movimentos para uma forma mais cuidadosa.

 

7. Para quais pessoas o Pilates é indicado?

O Pilates é indicado para qualquer tipo de pessoa, desde que bem orientada por um(a) profissional capacitado.

 

8. É verdade que as gestantes podem praticar Pilates?

Não só pode, como deve. A prática do Pilates em gestantes pode ser feita a partir do terceiro mês de gestação. O exercício físico, quando orientado por profissional capacitado, é mais do que indicado às futuras mamães. O Pilates ajuda na postura, melhora as dores lombares e a respiração, fortalece os músculos do assoalho pélvico, preparando o corpo da gestante para as mudanças posturais e, principalmente, ajuda a manter o equilíbrio que pode ficar prejudicado devido à instabilidade do quadril,  além de melhorar a circulação e relaxar a futura mamãe.  

 

9. Para uma pessoa que nunca fez Pilates e tem curiosidade em conhecer, é possível agendar uma aula experimental com você?

Sim, claro. É só entrar em contato no telefone (85) 3091.6431 ou (85) 3086.2320 e marcar um horário para que a pessoa possa conhecer a técnica. A aula experimental é gratuita.

 

 

10. Qual o diferencial do Bienestar Pilates?

Trabalhamos em parceria com a Clínica Stetic Clas e o Dr. Valderi Vieira ( cirurgião plástico), aliando os benefícios do método Pilates aos tratamentos estéticos,  sempre objetivando o bem-estar e a saúde de seus clientes, com serviços de qualidade  e com profissionais especializados. Contamos com ambiente harmonioso e prazeroso, cromoterapia e um acompanhamento semipersonalizado, acreditando no valor único de cada pessoa e que a mente, o corpo e o espírito  proporcionam juntos  a prazerosa sensação de bem-estar. Aproveito para convidar a todos a conhecer o mais novo Studio de Pilates de Fortaleza. Será um prazer recebê-los em nosso espaço. Sinta-se ÚNICO.

 

Bienestar Pilates
foto 3

Dra. Thycianne Bezerra e Nayana do Vale

 

foto 1

Dra. Thycianne e Nayana do Vale

Facebook Comments
Category : Inspire-se!, Saúde
Tags :