Inspire-se com… Olga Saraiva!

Ela é uma das mais renomadas fisioterapeutas da cidade. Além de super competente, ela é linda e busca uma vida cada vez mais saudável.

 

Às vésperas de dar à luz, Olga mantém sua rotina super movimentada e se prepara para receber sua filha cheia de energia!

 

2013-06-23 09.32.44

Olga Saraiva

 

 

Olha só o que ela nos contou sobre a sua rotina!

 

1) Olga, além de linda e uma empresária de sucesso, você é uma fisioterapeuta muito conhecida no mercado, sempre viajando para dar cursos e palestras. Como mantém a linha com a rotina atribulada?

Não é muito fácil manter a linha com um ritmo puxado. Principalmente viajando de um canto para o outro. Tento me alimentar o melhor possível e manter pelo menos uma rotina mínima de exercícios semanais. Às vezes, isso não se torna possível. E confesso que a semana parece não ter sido completa.

 

2) Antes da gravidez, que exercícios você praticava regularmente?

Musculação 3X por semana e corridinha na Beira-Mar sempre que desse.

 

3) Você já está grávida de 9 meses, mas como foi o início? Sentiu muito enjôo?

Muito. Muito mesmo. Para mim foi a pior parte da gravidez.  Emagreci 3kg nesse começo e fiquei bem preocupada, pois esses primeiros meses são importantes para a criança e eu não conseguia me alimentar corretamente.


4) Como é a sua alimentação atualmente? Toma algum cuidado especial?

Está mais supervisionada. Confesso que nunca fui muito disciplinada com dieta. Minha família sempre teve a rotina muito atribulada, almoçávamos fora, comíamos comidas prontas rápidas e instantâneas. Isso não colaborou para que tivesse hábitos saudáveis.

 

Com o trabalho, percebi a importância de uma dieta adequada observando a resposta das clientes mais disciplinadas e pude sentir na pele e na definição corporal os milagres que os exercícios, juntamente com tratamentos estéticos e alimentação podiam fazer. Foi difícil e ainda pratico muitos deslizes. Mas sinto uma evolução grande.


5) Você teve os famosos desejos? Se sim, quais?

Tive sim! Picolé de limão. Muito picolé de limão!  E doce, chocolates. São irresistíveis.  Chupar gelo também me deixa muito feliz (risos).

 

6) E quanto aos exercícios físicos? Você continua fazendo? Quais?
Sim! Acompanhada pelo personal, observando a frequência cardíaca,  frequência respiratória, evitando exercícios vigorosos e exaustivos.

 

Durante a musculação utilizo cargas mais baixas com maior número de repetições evitando exercícios isométricos que possam vir a interferir na pressão arterial.

 

Não pratico atividade em horários quentes para prevenir quedas súbitas de pressão  e nunca realizo exercícios de barriga vazia.

 

Exercícios aeróbico também são bem vindos  como caminhada e bicicleta estacionários. Mas confesso que prefiro a musculação.

 

Faltam 12 dias para Maria Júlia nascer e continuo praticando atividade física no mínimo 2 vezes por semana. Na semana que não consigo seguir minha rotina me sinto mais cansada e indisposta.

 

7) Você passou a evitar algum alimento na gravidez?

 Como não tive toxoplasmose tive que abolir o sushi da minha vida e isso sim me fez muita falta. Fora isso evito café, pimenta, tento não tomar muito refrigerante, evito alguns chás e verduras cruas.  Tudo por ditos populares e proibição médica.

 

8) E sobre cuidados de beleza, quais você menteve durante a gestação?

Bom, mantive quase todos os cuidados que tinha antes de estar grávida com algumas diferenças. Por exemplo retoquei as mechas do cabelo duas vezes durante a gravidez, evitando descolorir perto da raiz e utilizando descolorante sem amônia. Fiz banho de lua com produtos especiais para gestantes e naturais.  Tive que suspender produtos com ácidos e adotar uma nova rotina diária de cuidados com a pele.

 

9) Fez algum tratamento estético? Se sim, qual?

Minha pele e cabelo ficaram muito oleosos. Por isso, fiz limpeza de pele e peeling de diamante (peeling físico) para tentar manter um equilíbrio sebáceo.  Melhorou bastante. Também não abro mão das minhas drenagens. No início fazia uma vez por semana. Agora faço de 2 a 3 vezes dependendo da necessidade. Tem dias que me sinto muito inchada e nada como uma boa drenagem.

 

 10) Teve algum produto, em especial, que você se apegou e foi um “achado” durante esses 9 meses?

Com certeza! Experimentei muitos creme para prevenção de estrias. Desesperada com medo de adiquiri-las. O meu eleito foi realmente o Mustela 9 meses. Não me deixa preguenta, o cheiro é bom e discreto, mantêm minha pele muito hidratada e até agora, pelo menos, nada de estrias.

 

11) Sua filha está prestes a nascer. Você pretende ficar trabalhando até quando? Conta um pouco melhor sobre a sua experiência de trabalhar até o finzinho da gravidez e como você se sente agora na reta final.

Ela nasce dia 20, sendo assim, pretendo trabalhar até dia 19. Marquei o parto no sábado para finalizar a semana com chave de ouro.

 

12) Você já sabe se vai fazer parto normal? Como decidiu o método utilizado para o nascimento da sua bebê?

Decidi pelo parto cesariano. Sei que como profissional da área da saúde devo incentivar o parto natural mas, eu não tenho estrutura para encarar. Sou muito medrosa e acompanhei muitos partos naturais não muito bem sucedidos na época do estágio da faculdade. Antes mesmo de estar grávida já tinha tomado minha decisão.

 

13) Como você pretende conciliar a rotina de mãe, empresária, esposa e ainda manter uma vida saudável?

(risos) Não sei ainda. Pretendo passar um mês de licença e estamos preparando um quartinho cheio de conforto dentro da clínica para Maria Júlia. Vou descobrir essa parte quando estiver com minha princesa nos braços. Acho que terei que reprogramar minha rotina e minhas prioridades.   Estamos analisando a possibilidade de uma creche. Visitaremos algumas indicadas. Achei a proposta muito tentadora. Os bebês tem acompanhamento nutricional, psicológico, psicomotor, são estimulados pela música e atividades lúdicas educativas. A partir do quarto mês eles já podem iniciar.

 

14) Como o seu marido se envolve nos preparativos para a chegada do bebê?

Me surpreendeu. Ele fez questão de projetar o quartinho dela, colocou tudo em ordem. Fez com muito carinho.

 

Meu marido é quase um artista plástico,  desenhou e pintou quadros para decorar o quartinho. Leu livros e revistas, estudou sobre bicos e mamadeira e controla muito minha alimentação. Aprendeu receitas lights, diets, nutritivas e deliciosas para me ajudar a comer bem sem enjoar. Ele incentiva muito a atividade física e sempre me faz um gostoso mimo de massagem nos pés nos dias mais puxados.

 

Me acompanha em quase todos os ultrassons e consultas obstétricas. Curte cada presente, lê para ela e conversa muito com nossa pequena. Um fofo!

 

 15) Você leu livros/revistas sobre pais e filhos? Se sim, qual chamou sua atenção?

Confesso que li pouco. Fiz muitas pesquisar em artigos buscando respostas para tantas proibições. Consegui responder alguns questionamentos; outros ainda permanecem sem resposta.

 

Acompanho blogs de mães e observo todas as dicas. Acho muito divertido como nós acabamos nos envolvendo na rede social e como ela se torna de grande ajuda nesses período. Acho fantástico essa troca de experiências entre as mães.

 

16) Que dica você gostaria de passar aos nossos leitores sobre cuidados na gravidez?

Que mantenham o peso. Acho que isso é um fator determinante para minimizar o sono, a indisposição, as dores nas costas e o cansaço. Tentem levar a gestação da maneira mais saudável e natural.  Façam o pré-natal direitinho e procurem um médico acessível e confiável.

 

2013-06-23 09.34.02

Papai Valderi e Mamãe Olga

 

Academia faltando 18 dias para o parto

Na academia faltando 18 dias para o parto

 

Dando aula esse FDS

Dando aula 14 dias antes do parto

 

 

Obrigada, Olga, temos certeza que você será uma inspiração para mãe e futuras mamães!

 

 

Facebook Comments
Category : Inspire-se!
Tags :