Manteiga Ghee, o ouro líquido

Quem aí já ouviu falar na manteiga Ghee (fala “gui”)?

Ghee_-_reproducao

foto catracalivre.com.br

Bem, ela faz parte da cultura indiana, tanto na culinária quanto na medicina, há muuuuuito tempo, mas só agora está super na moda por aqui. Então… qual a diferença entre essa e as demais manteigas?

 

Conhecida como “ouro líquido”, a Ghee é uma manteiga “purificada” (clarificada), ou seja, tem  as suas toxinas e sólidos removidos no processo de produção, tornando-se 100% gordura.  Ela é mais resistente a altas temperaturas e não queima, além de a refrigeração pra conservação ser opcional.

1320866346_3

foto naturalecompanhia.com.br

 

Mas se ela só tem gordura, não faz mal? A gordura presente na Ghee é de fácil absorção e possui ácido butírico, que traz benefícios como manter a integridade dos enterócitos, células intestinais que participam da absorção de nutrientes, imunidade regulação hormonal. 

É importante salientar que depois de pronta, a Ghee não tem quantidade significativa de lactose, apenas traços, o que possibilita o consumo por intolerantes. Também não há glúten, sal ou adição de conservantes e outros produtos químicos.

A gente encontra a Ghee pra comprar em lojas de produtos nutricionais, mas o preço é bem acima das manteigas convencionais. A boa notícia é que dá pra fazer em casa e é super simples!

 

Olha só a receita: 

Ingrediente: 

– 1 tablete de manteiga sem sal (ou quantos achar necessário)

 

Modo de fazer: 

1) coloque a manteiga pra derreter em fogo baixo e em panela de fundo grosso pra que ela não queime. Se preferir, pode ser em banho maria;

 

2) depois de derretida, retire com uma escumadeira a espuma e os resíduos sólidos que irão se formar na panela.

 

3) Agora armazene o líquido dourado que você conseguiu e pronto!

 

Em temperatura ambiente, sua manteiga vai durar cerca de 3 meses. Se for refrigerada, pode durar até mais de 6 meses. Aproveite!!! 

Facebook Comments
Category : Alimentação
Tags :