Frutas, halteres e outros itens de uma vida saudável

EMAGRECIMENTO RÁPIDO: Conheça os riscos das dietas restritivas sem acompanhamento profissional

Diariamente vemos, principalmente nas redes sociais, perfis de pessoas super saradas dando dicas de dietas que prometem ser a fórmula para emagrecer rápido. Mas será que existe, e é até mesmo seguro, seguir uma “fórmula mágica”?

Hoje vou falar um pouco sobre essas práticas que são realizadas sem o acompanhamento de um profissional, as consequências e alternativas. Vamos lá?

 

 

 

A busca pelo corpo ideal

Devido ao fácil acesso às informações pelos meios de comunicação, as pessoas podem buscar métodos inadequados para ter o corpo que desejam. Para perderem peso, acabam aderindo às dietas com foco em emagrecimento rápido, restritivas e sem orientação personalizada.

Esses “regimes” não individualizados não propõem reeducação alimentar, gerando emagrecimento a curto prazo e o temido efeito sanfona. É muito comum atender pacientes que se queixam desse problema: após um certo período de restrição calórica, isolamento social e monotonia alimentar, emagrecem e voltam a engordar em pouco tempo, pesando até mais do que antes de fazer a dieta.

 

Consequências das dietas de emagrecimento rápido

Quando o indivíduo opta por uma dieta extremamente restritiva em vez de fazer reeducação alimentar com acompanhamento do nutricionista, ela coloca seu organismo em uma zona de risco, ou seja, poderá ter vários problemas de saúde.

Algumas complicações são, por exemplo, deficiências de vitaminas e minerais importantes, desenvolvimento de compulsão e outros transtornos alimentares (bulimia e anorexia), mau humor e depressão, transtornos de ansiedade, entre outros.

Essas dietas, ao contrário do que se prega na internet, apesar de aparentarem ser eficazes a curto prazo, não são nem me longe as melhores alternativas, pois não promovem uma real mudança no padrão de vida.

Sopa Lowcarb para emagrecer rápido

 

E por que não funcionam? Nosso organismo, ao passar por uma grande privação, ativa mecanismos de defesa, por isso, depois de um certo tempo, tende-se a “estacionar” o emagrecimento, causando também diversos desequilíbrios hormonais e outras carências nutricionais.

Além disso, é muito difícil alguém se adaptar a viver uma vida de severas restrições e, portanto quando abandona a “dieta”, acaba recuperando até mais peso do que perdeu. Nesses casos, não há de fato uma mudança de hábitos, o que é fundamental para o emagrecimento saudável e duradouro.

É preciso ter em mente que o emagrecimento deve ser acompanhado por um Nutricionista, que fará avaliações personalizadas, indicará estratégias e aconselhará o paciente na jornada de perda de peso com saúde. Lembre-se sempre de que uma dieta, para ser saudável e eficiente ao mesmo tempo, deve ser individualizada, ou seja, criada exclusivamente para cada pessoa.

 

Como perder peso de forma saudável e manter essa mudança

E aqui está a boa notícia que trago neste artigo! Isso é completamente possível através da Nutrição Funcional. Em primeiro lugar, o paciente que chega no consultório deve ter consciência de que precisará estar aberto a mudanças, tudo para ficar mais saudável e alcançar os objetivos desejados.

Durante o processo e com o aconselhamento nutricional, o próprio relacionamento do paciente com a comida evolui para algo natural e, melhor, prazeroso. Juntos, nutricionista e paciente  traçam metas e ajustam as melhores estratégias para emagrecer rápido, de acordo com a necessidade, realidade, rotina e preferências.

Sopa light para emagrecer rápido

Para refletir:

Emagrecer rápido é uma vontade sua ou somente um detalhe para se encaixar em uma sociedade que prega o culto ao corpo? Por que você quer emagrecer? Será que você come mais quando está ansioso ou estressado? Esses são alguns questionamentos capazes de nos guiar durante a consulta.

Quando o paciente utiliza a Nutrição Funcional como estratégia de reeducação alimentar, ele não faz dieta, pois aprende a comer de forma adequada para perder peso com saúde, levando em conta as especificidades do seu corpo, como o que faz bem ou não para si. Isso traz, inclusive, liberdade para comer bem em qualquer lugar.

 

Não existe fórmula pronta

A Nutrição Funcional mostra ao paciente que cada pessoa é única e possui necessidades e objetivos diversos. Um indivíduo pode ter intolerância à lactose, contaminação por metais pesados ou diversas pré-disposições genéticas, por exemplo. Tudo isso deve ser levado em consideração, pois cada organismo reage de forma diferente, mesmo ingerindo os mesmos alimentos.

 

http://www.anutricionista.com/dietas-da-moda-cuidado.html http://hypescience.com/dietas-da-moda-eficacia-e-seguranca/ http://emagrecimentourgente.com/dietas-da-moda-entenda-porque-voce-deve-ter-cuidado/

Facebook Comments