Sopa light

Alimentos termogênicos

 

 

Oi, gente! Como estão de feriado?

O assunto aqui hoje é bem comum em conversas de quem quer emagrecer, frequenta a academia ou faz esportes.

Bastante fala em “alimentos termogênicos”, mas será que as pessoas realmente compreendem do que se trata, sua função e quais são alguns exemplos? Então, vamos falar sobre eles!

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foto: reprodução

De forma bem simples, alimentos termogênicos são aqueles que são “mais difíceis” de serem digeridos, metabolizados e absorvidos e, portanto, aumentam a quantidade de energia gasta pelo organismo para tal função.

Em outras palavras: os termogênicos te fazem gastar mais energia (que analisamos em forma de calorias) e então aceleram também o metabolismo, ajudando na perda de gordura corporal, além de vários outros benefícios que cada alimento pode ter individualmente.

Só que, como tudo, existe algumas particularidades. Os termogênicos naturais são estimulantes e, por isso, não devem ser consumidos próximo ao horário de dormir para não atrapalhar o sono. Além disso, há indicações e contraindicações para o uso, assim como quantidades, e tudo deve ser acompanhado e determinado pelo nutricionista. Os hipertensos fazem parte de um grupo que precisam de mais atenção, por exemplo.

Quando ocorre o consumo excessivo, dor de cabeça e tonturas são alguns dos sintomas que podem aparecer.

 

 

Outro ponto importante é que aqui estamos falando de termogênicos naturais, que consumimos via alimentos, e mesmo assim enfatizo a necessidade de acompanhamento. Então, imagina só aquelas cápsulas ou suplementos que as pessoas, muitas vezes, decidem tomar “sozinhas”? Pessoal, NÃO! O que funciona para o seu amigo pode não funcionar para você, e a Nutrição deve ser individualizada sempre, inclusive para ter resultados e, principalmente, preservar a sua saúde. SUPLEMENTO SÓ COM ORIENTAÇÃO DO NUTRI, VIU?

Então, agora que vocês já sabem um pouco mais sobre o assunto, olhem só alguns termogênicos naturais:

  • pimenta vermelha
  • café/cafeína
  • gordura de coco
  • cacau
  • pó de guaraná
  • gengibre
  • chá verde
  • chá de hibisco
  • ômega 3

E existem muitos mais! Então, para saber o que melhor para você, tenha sempre uma equipe multidisciplinar ao lado.

Beijos!

 

 

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Category : Alimentação
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