fotoprotecaooral

Alimentação fotoprotetora

Manter o bronzeado em dia é um desejo de muitas mulheres, principalmente durante o verão e em lugares em que há sol o ano inteiro. Porém, os riscos da excessiva exposição solar estão cada vez maiores devido ao avanço do aquecimento global, que deixa a radiação ultravioleta mais intensa.

 

fotoprotecaooral

foto: prisciladiciero.com.br

A maioria dos efeitos do sol são prejudiciais. Os raios UVA  UVB agem sobre o material genético das células da pele e aí causam o surgimento rugas, manchas, ressecamento, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. Para ajudar e prevenir, a fotoproteção torna-se indispensável.

 

O que muitos não sabem (ou não dão tanta importância) é que essa proteção pode ser potencializada através da alimentação.

 

O consumo de diferentes antioxidantes podem neutralizar os efeitos dos radicais livres, que são os causadores das alterações que não queremos. Mas atenção: é muito importante que a alimentação seja variada, pois estudos sugerem que a ingestão de um único tipo de antioxidante em grande quantidade pode ter efeito deletério também.

Então, recapitulando: os melhores resultados vêm com  a combinação entre diversos antioxidantes diferentes.

alimentos_fotoprotetores

foto: p4d.med.br

Veja a seguir nutrientes fotoprotetores e algumas de suas fontes:

  • Carotenóides: tomate, morango, goiaba, mamão, abóbora, batata-doce, brócolis, espinafre, ovo, milho, cenoura, pimentão e alface.

 

  • Vitamina E: carnes, ovos, peixes, produtos lácteos, azeite e brócolis.

 

  • Vitamina C: frutas cítricas, acerola, caju, tomate, brócolis e couve-flor.

 

  • Polifenóis: chá verde, suco de uva natural, ameixa, uva-passa e sementes de uva.

 

  • Flavonóides: cacau, vinho tinto, maçã, morango, cebola, vagem, grãos, couve e brócolis.

 

  • Selênio: nozes, castanha-do-Pará, gérmen de trigo, alimentos integrais, frutos do mar.

 

 

Agora que você já sabe, basta usar a criatividade e incluir antioxidantes diariamente na alimentação. Mas lembre-se: a alimentação fotoprotetora NÃO SUBSTITUI o uso de filtro solar. Ambas as medidas devem ser usadas em associação. Sua pele agradece!!!

 

Facebook Comments
Tags :