Você dorme bem? Além do descanso fundamental, o sono tem muitas funções metabólicas para o nosso corpo.
Mesmo tendo uma rotina atribulada e constantes situações de estresse, ao dormir devemos atingir o sono profundo para que seja de fato reparador. Mas sim, muitas vezes isso é difícil para algumas pessoas e pode trazer várias consequências.
O nosso ciclo do sono é coordenado pela luz do dia e da noite, e está preparado para perceber as mudanças e levar o corpo às adaptações de cada horário.
Durante o ciclo circadiano (ou seja, do sono), reforçamos nosso sistema imune, consolidamos a memória, produzimos e regulamos hormônios, ajudamos no desenvolvimento do corpo e mais várias outras funções.
Outro ponto é que pesquisadores sugerem que privação crônica de sono também pode promover ganho de peso, sabia? A relação é que a falta de sono pode aumentar o consumo alimentar no horário do final da noite (quem não come “uma coisinha” quando está sem dormir?); ficar sem dormir também eleva o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo morte.
Então, como melhorar sua rotina? Olha só algumas dicas:
1) evite o uso de aparelhos eletrônicos pelo menos 1 hora antes de dormir, pois sua luz azul confunde o cérebro, que associa à luz solar, achando que ainda é dia e desregulando tudo. Atualmente, já está disponível para alguns modelos específicos recurso “Night Shift”, em que a luz azul é substituída por uma amarela, que não influencia negativamente o ciclo do sono. Porém, de toda forma, o ideal é não exagerar e ir se desligando dos estímulos.
2) faça atividades que te acalmam, como ler ou conversar em luz “mais aconchegante”, em vez de ficar num lugar muito claro e fazendo atividades estressantes;
3) evite alimentos estimulantes como bebidas alcóolicas, cafeína e açúcar bastante tempo antes de dormir;
4) invista em chás mais calmantes, como passiflora e melissa, por exemplo, mas pergunte ao seu nutricionista antes, viu? E a temperatura “morna/quente” também ajuda a relaxar;
E lembre-se: na insônia crônica, é super importante procurar um especialista. Existem exames que acompanham uma noite de sono do paciente para então identificar alterações e propor o melhor tratamento. O sono é extremamente importante e, por isso, não deixe de procurar ajuda se esse for o seu caso.
Beijos!